Álcool e gasolina são dois tipos de combustível que se utilizam para abastecer veículos. Alguns carros são flex, o que significa que pode usar tanto um quanto outro.
No entanto, muitas pessoas não sabem qual é a melhor opção para abastecer os seus carros, devido ao preço do combustível. Continue lendo este conteúdo para entender mais sobre o assunto!
Álcool ou gasolina?
A resposta é: depende. Quando você tem um carro flex, algumas questões devem ser levadas em conta para chegar à melhor escolha de combustível.
Segundo especialistas, há um aumento de 30% no consumo de etanol quando comparado ao uso de gasolina em média em veículos comuns. Não há melhor método para descobrir qual a opção ideal do que a conta dos 70%.
Esse cálculo é feito do seguinte modo: você deve dividir o valor de um litro de álcool pelo valor da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, é melhor usar etanol para abastecer o seu veículo. Se você for maior, escolha a gasolina.
Por exemplo, se o preço da gasolina estiver R$ 5,90 e o do álcool R$ 3,54, o resultado da divisão do segundo pelo primeiro é 0,6. Isso significa que será menor que 0,7. Sendo assim, seria mais viável abastecer com álcool, pois está menos que 70%.
É preciso fazer rodízio de combustível?
Acredite ou não, grande parte das pessoas ainda têm esse tipo de incerteza nos dias de hoje. No entanto, a resposta é que nunca é necessário realizar nenhum rodízio de combustível em seu veículo.
A ideia do motor flex é dar ao motorista a opção de abastecer com gasolina ou álcool, de acordo com sua preferência. Sendo assim, descarte a ideia de que após abastecer frequentemente com etanol, pode ser necessário em algum momento abastecer o tanque com gasolina.
Vantagens e desvantagens do uso de álcool em carro
O etanol, também conhecido apenas como “álcool”, é um tipo de biocombustível porque é obtido de plantas como cana-de-açúcar, milho, mandioca, batata e outros vegetais. A produção no Brasil é dividida entre milho e cana-de-açúcar.
Confira logo abaixo quais são as vantagens do seu uso!
Polui menos
O etanol emite por volta de 25% a menos de gases nocivos ao ar, como CO2 e dióxido de carbono que poluem a camada de ozônio da atmosfera. Esta é uma redução significativa em comparação com o uso de combustíveis fósseis como gasolina ou diesel.
É renovável
Mais barato que combustíveis fósseis
É um pouco mais acessível do que o custo da gasolina devido à facilidade de fabricação e renovação do produto. Outro benefício disso é que como ele pode ser feito a partir de uma variedade de vegetais, é possível acompanhar o ciclo de colheita de cada um, aproveitando os que já estão presentes na estação e minimizando os custos.
Importante saber: Fatores Que Influenciam No Consumo De Combustível Dos Carros
Solúvel em água
O etanol é um tipo de álcool que pode se dissolver na água e evaporar no meio ambiente. Desse modo, não há riscos de a substância contaminar a água e o solo em caso de acidentes com veículos relacionados ao vazamento de combustível.
Agora veja quais são as desvantagens do álcool.
Há grande gasto de energia para a produção
Embora o processo de produção de álcool seja simples, frequentemente requer bastante energia.
Matéria-prima é limitada
Várias leis brasileiras restringem as áreas que podem ser utilizadas para a agricultura, a fim de garantir a preservação do meio ambiente.
As regulamentações são cruciais e cheias de benefícios, mas também restringem a área que pode utilizar para o cultivo de milho, cana-de-açúcar e outras fontes de biocombustíveis.
Isso dificulta a expansão rápida da produção de álcool. Pela simples razão de que muitos produtos de origem vegetal também são usados na alimentação.
Pode prejudicar motores não adaptados
Não é eficiente no frio
O etanol perde sua capacidade de combustão abaixo de 13 graus Celsius. Por conta disso, ligar o veículo pode ser um problema se o produto não estiver atrelado à gasolina.
Menos eficiente que combustíveis fósseis
O uso do etanol tem algumas desvantagens, uma delas é que ele é por volta de 30% menos eficaz que a gasolina. Sendo assim, é preciso usar mais
álcool para obter o mesmo nível de aceleração da gasolina.
A vantagem do etanol só fica aparente se o preço for pelo menos 70% menor que o preço da gasolina; caso contrário, pode haver um prejuízo financeiro.
Vantagens e desvantagens do uso de gasolina em carro
Nem é preciso dizer que a gasolina é o tipo de combustível mais utilizado em veículos de passeio. E isso se explica por uma de suas principais vantagens: o petróleo é extraído em quantidades significativas, conferindo-lhe uma ampla rede de abastecimento global.
A gasolina também tem uma eficiência maior se comparada a outros combustíveis fósseis como o diesel e até mesmo renováveis como o etanol. Além disso, a forma como ele aciona a combustão do motor é mais eficaz, aquecendo rapidamente o motor mesmo em áreas de baixa temperatura.
Outra vantagem é que a gasolina aditivada pode limpar o motor, mantendo sua integridade e prolongando sua vida útil.
A maior desvantagem da gasolina é que sua combustão é uma das principais causas da emissão de gases de efeito estufa, que aceleram o aquecimento global. E ela provém de uma fonte não renovável que no futuro acabará. Por fim, a gasolina é um combustível mais caro em relação a outros, como o gás natural e o diesel.
Conclusão
Confira também: