Pular para o conteúdo
Início » Blog » Carros Seminovos: 8 Vantagens De Comprar Veículos Usados

Carros Seminovos: 8 Vantagens De Comprar Veículos Usados

Carro seminovo: 8 vantagens de comprar veículos usados

Se você veio a este artigo para conhecer os benefícios de comprar veículos usados, então veio ao lugar certo! Poucas pessoas consideram isso, mas comprar um carro usado pode ser a resposta para muitos dos problemas associados à compra de um veículo 0 km, como o alto custo, depreciação e custos de papelada e seguro.

Continue a leitura deste conteúdo para descobrir quais são essas vantagens!

Vantagens de comprar veículos usados

Para quem almeja liberdade e autonomia, adquirir um automóvel é um grande sonho. Na hora de escolher um veículo, muitas pessoas têm dúvida se vale mais a pena gastar seu dinheiro em um modelo novo ou em um veículo que já pertenceu a um ou mais proprietários anteriores.

Na verdade, existem muitas opções disponíveis no mercado, o que faz com que os consumidores frequentemente fiquem tentados a comprar veículos seminovos. Mas, para ajudá-lo a tomar sua decisão, vamos explicar por que a compra de carros usados e seminovos pode ser um bom negócio para você.

  1. Valor de compra mais acessível e atrativo

A compra de um carro zero quilômetro resulta na satisfação de adquirir um item novinho em folha. No entanto, comprar um carro usado ou seminovo também pode resultar na mesma emoção se for feito de maneira inteligente.

Em outras palavras, se você não está sob pressão para comprar o carro, é melhor reservar algum tempo para realizar uma pesquisa de mercado completa e considerar cuidadosamente as ofertas que estão sendo feitas. Com isso, você poderá achar modelos bem conservados e com preços acessíveis.

Por isso, vale a pena parar para pensar se pagar um valor alto para ter um carro sem quilometragem é realmente necessário quando se pode adquirir um com os mesmos benefícios e características por um preço menor.

Portanto, comprar um carro usado pode ser uma decisão financeira sábia, especialmente se o modelo desejado não tiver sido muito usado.

Vale observar que muitos compradores atualmente lutam para dar continuidade às parcelas de seus veículos. Com isso, o mercado de carros seminovos frequentemente recebe uma variedade de opções a preços de barganha.

  1. Menor valor de seguro

Outra economia na compra de um veículo usado ou seminovo é o valor anual do seguro, que funciona de forma semelhante à franquia em situações de perda total ou furtos e roubos.

Isso se deve ao preço ser mais em conta. Outros fatores como o perfil do motorista, o bairro onde mora e se a casa ou apartamento tem garagem também fazem a diferença.

  1. Menor desvalorização na hora da venda comparado à primeira venda de um veículo novo

A desvalorização atua como fator decisivo para os compradores de carros. O veículo perde de 10% a 20% do preço inicial ao sair da concessionária.

Obviamente, a desvalorização pode variar dependendo da marca e do modelo. Mas não deixa de ser um valor alto! Com isso, compensa mais optar por um veículo seminovo, pois você pagaria menos por um veículo que já teve maior desvalorização.

O carro é normalmente 20% menos valioso depois que sai da concessionária e nos primeiros três anos. No entanto, os carros usados ou seminovos não perdem significativamente seu investimento inicial.

Na maioria dos casos, principalmente os modelos mais conhecidos como o Celta da Chevrolet, o Gol da Volkswagen ou o Palio da Fiat, são excelentes veículos que mantêm seu valor nos anos seguintes à aquisição. Isso, é óbvio, se o proprietário cuidar adequadamente da manutenção e preservação.

Importante saber: Descubra Qual É O Momento Certo De Trocar De Carro!

  1. Mais completo por menos valor comparado a outros veículos novos que são básicos

E como o assunto é desvalorização, é importante ressaltar que a compra de um carro usado ou seminovo possibilita obter um modelo mais completo que muitos veículos 0km, pagando menos.

Câmbio automático, câmera de ré e ar-condicionado são alguns dos acessórios que podem agregar muito valor a um veículo zero quilômetro. Com isso, vale mais a pena gastar dinheiro em um veículo usado com as funcionalidades que você deseja do que investir em um veículo de entrada zero quilômetro.

Uma das principais vantagens de adquirir um Carro Seminovo é essa. Acontece com bastante frequência alguém comprar um carro novo e totalmente equipado (com sistema de entretenimento, sistema de estacionamento e uma série de outros acessórios) e depois vendê-lo antes de estar em uso por um longo período.

Normalmente, isso ocorre porque eles estão passando por dificuldades financeiras e não conseguem concluir o pagamento ou não conseguem cobrir os custos de manutenção

  1. Garantia estendida pela montadora do veículo até 5 anos

Como muitos fabricantes oferecem garantia estendida de três anos ou mais, você pôde adquirir um automóvel seminovo que também esteja coberto por uma garantia de fábrica destinada ao primeiro comprador. E muitos revendedores têm seus próprios planos, mesmo quando vendem carros usados.

  1. Valor menor de IPVA, em relação aos veículos novos

O valor cobrado pelo IPVA para veículos seminovos é menor do que para os novos. Isso ocorre porque o preço do imposto é igual ao valor de mercado de um carro.

  1. Economia na hora da negociação (documentação, taxas e impostos)

O comprador de veículo seminovo também economiza na documentação. O custo para registrar um veículo zero quilômetro pode chegar a R$ 1.200. Na compra de seminovos, porém, é necessária apenas a transferência do documento. O custo gira em torno de R$ 120,00, e o processo pode ser feito em qualquer Cinetran ou Detran.

O consumidor tem ainda mais chances de obter concessões em transações individuais. Outro ponto intrigante é que, dependendo da época do ano, o Seminovo já pode estar com o IPVA pago. O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é de 4% sobre o valor dos veículos movidos a gasolina e de 3% sobre o valor dos carros flex.

Conclusão

Carro seminovo 8 vantagens de comprar veículos usadosComprar um carro exclusivo que será usado apenas por você dá uma sensação de satisfação. Mas e se isso não for apenas uma ilusão? É só você olhar para a seleção de carros quase novos em excelentes condições que estão disponíveis para compra.

Às vezes não é uma boa opção pagar caro para ter um 0km, principalmente se você tem outras prioridades ou apenas quer economizar. Antes de qualquer coisa, lembre-se de pesquisar bem e controlar sua ansiedade para não ficar arrependido depois.

Por fim, caso este conteúdo tenha sido útil para você, não deixe de compartilhar com os seus amigos!

Vale conferir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *