Pular para o conteúdo
Início » Blog » Cuidados Na Negociação De Um Veículo Alienado!

Cuidados Na Negociação De Um Veículo Alienado!

Cuidados Que Devem Ser Tomados Na Negociação De Um Veículo Alienado!

A negociação de um veículo alienado requer uma série de cuidados para que o comprador não saia no prejuízo. Mas, o que é um veículo alienado? Bem, esse é o nome dado aos veículos que são usados como garantia para o pagamento de um financiamento que não foi quitado.

Trata-se de uma expressão muito comum quando o assunto é compra e venda de veículos usados. Essa é uma opção para reduzir os custos de um financiamento para o comprador, além de também reduzir os riscos de inadimplência para o banco que concedeu o crédito.

Neste artigo você poderá entender melhor o que é um carro alienado e quais são os cuidados que você deverá ter na negociação. Continue lendo para descobrir!

O que é veículo alienado?

Cuidados Que Devem Ser Tomados Na Negociação De Um Veículo Alienado!Entre os mais diversos tipos de veículos que uma pessoa pode adquirir, o carro alienado está incluído. No entanto, por ter uma condição mais delicada no âmbito judicial, é normal que muitas pessoas não saibam o que é e quais são os cuidados a se tomar ao adquirir um tipo de veículo assim.

Em linhas gerais, quando um veículo está alienado, quer dizer que o dono tem dívidas e, por essa razão, colocou o seu veículo como uma garantia. Isso significa que o veículo não está 100% livre para negócios, visto que há outra parte na posse que precisa aprovar a negociação: o banco.

Ou seja, a alienação é quando a pessoa faz a transferência de um bem para a empresa à qual está devendo, seja um banco ou uma instituição financeira. No caso do veículo alienado, o carro ficará como uma espécie de garantia, até que a pessoa possa pagar todas as parcelas e quitar a sua dívida.

Quais são os riscos de se comprar um carro alienado?

O fato de que o veículo está alienado, não representa um risco no momento de compra. Contanto que você tenha os devidos cuidados, para garantir a segurança do negócio e fazer um contrato com uma financeira para transferir a posse do veículo de forma correta.

Um dos pontos mais essenciais, é verificar se há multas, licenciamento e IPVA atrasados no carro. Isso porque, se você comprar um veículo sob essas condições, todos os débitos serão repassados a você.

Você pode checar essas informações antes de fechar o negócio, basta fazer uma consulta veicular, para isso acesse o site Valida Carro. Informando apenas a placa do veículo é possível ter todas as informações do veículo tais como infrações, débitos, restrições, leilão, ficha técnica entre outros. É válido ressaltar que tanto o parcelamento do licenciamento quanto do IPVA também impede de fazer a transferência do veículo.

Caso o resultado seja “nada consta”, então quer dizer que o veículo está com esses pagamentos em dia. Mas, se aparecer algum débito em aberto, converse com o vendedor para chegar em um acordo.

Ou seja, não é sempre que comprar um carro alienado significa ter que lidar com riscos. Mesmo assim, é importante ficar atento quanto ao tamanho da dívida, no contrato e na documentação, para verificar se há irregularidades, etc.

Veja também: Os Cuidados Na Hora De Trocar De Carro: Descubra Agora!

Como funciona a alienação fiduciária do veículo?

Qualquer instituição que libera empréstimos tem que lidar com riscos de inadimplência, certo? A maior parte dos juros são calculados com base nas probabilidades de calote.

Sendo assim, a alienação serve como uma garantia de que a empresa não ficará no prejuízo, se a pessoa que deve, não cumprir com o acordo. Dessa forma, também permite a oferta de melhores condições de pagamento.

Como saber se um carro está alienado?

Para aqueles que têm a intenção de adquirir um veículo usado, é sempre importante analisar bem o veículo. Não só em relação ao seu estado de conservação, mas como também a sua documentação e a parte financeira.

Para saber se um veículo está alienado, você deverá verificar o seu histórico para conferir se existem dívidas pendentes. Para isso, como dito antes, você pode entrar no site do ValidaCarro para conferir e ter total segurança na negociação.

É possível vender ou comprar carro alienado?

Sim, é possível vender ou comprar um veículo alienado, contanto que o comprador saiba qual o tamanho da dívida que irá assumir. Uma das opções mais comuns, é a de antecipar as parcelas para reduzir o valor final na hora de vender o carro.

Como vender ou comprar um carro alienado?

Para vender um carro alienado, em primeiro lugar, é necessário quitar o financiamento ou então repassar essa dívida ao novo dono. A segunda alternativa é a mais comum, visto que na maioria dos casos, o vendedor acaba vendendo o veículo justamente por não conseguir quitar as parcelas.

Sendo assim, o vendedor deverá ir junto com o comprador ao banco no qual o carro foi financiado. Durante a visita, o gerente deverá fazer uma análise de crédito ao novo dono, para que ele possa certificar-se de que poderá arcar com o resto das parcelas.

Caso seja aprovado, então o carro poderá ser passado para o nome do comprador de imediato.

Como transferir um veículo com alienação?

O processo de transferência de um veículo alienado é, resumindo, o mesmo de um financiamento comum. Ou seja, é preciso que o vendedor ou o comprador paguem algumas taxas, conforme for o acordo entre ambos.

Fique por dentro: 6 Dicas De Como Realizar A Transferência na Compra De Veículo Usado!

Adquirir um carro alienado é recomendado?

Para quem compra um carro alienado não faz muita diferença, caso o proprietário for pagar as parcelas adequadamente. Porém, se ele não pagar essas parcelas, é direito do banco tomar o veículo, por isso é sempre bom ficar atento quanto ao valor da dívida e se poderá assumi-la.

Cuidados necessários ao comprar veículo alienado

Cuidados necessários ao comprar veículo alienadoSeja para vender ou comprar um veículo alienado, há uma série de riscos aos quais é preciso ter cuidados durante a negociação. Ainda mais quando existem problemas em relação à documentação ou quando você não sabe qual é o tamanho da dívida.

Para ajudá-lo durante a negociação de um veículo alienado, confira logo abaixo quais são os principais cuidados!

  1. Existem parcelas atrasadas?

Quem pretende comprar um veículo alienado deverá verificar se há alguma parcela que não foi paga, já que essa é uma condição para o banco retirar o veículo. Assim como também, as parcelas não pagas possuem juros e é preciso confirmar o valor dos juros para certificar-se de que poderá pagar.

  1. Quitar tudo ou não ao comprar veículo alienado?

Como dito antes, uma pessoa interessada em um carro alienado conta com duas opções. A primeira é “comprar a dívida” do antigo dono, para que assim ele possa assumir as parcelas existentes do veículo até quitar.

A segunda opção é quitar de uma vez o veículo para sair da condição de alienado. Basicamente, funciona da mesma forma que comprar um veículo de modo convencional.

  1. O carro alienado está em bom estado?

Quem pretende adquirir um veículo alienado também precisa ficar atento se o carro está em um bom estado de conservação. Sendo assim, verifique se há defeitos e, caso tenha, se compensa assumir essa dívida.

Analisar um veículo alienado funciona da mesma forma que de outros. É preciso ficar atento quanto a:

  • Lataria;
  • Motor;
  • Possíveis reparos;
  • Sinais de enchentes;
  • Etc.
  1. Os gastos com a análise do banco

Mais uma vez cabe ressaltar que o comprador só poderá assumir a dívida de um veículo alienado caso o banco autorizar. Afinal, a instituição precisa garantir que receberá as parcelas de forma correta.

Para definir isso, o banco na maioria das vezes, faz uma análise de crédito do comprador, para garantir que ele será capaz de assumir essa dívida. E, além disso, também é preciso preparar-se, porque, provavelmente, será preciso pagar por essa análise.

  1. Como ficar seguro ao fazer uma negociação de um veículo alienado?

A melhor forma de proteger-se ao comprar um veículo alienado é conferir a documentação. Em primeiro lugar, o novo e antigo dono deverão ir juntos ao banco e depois ao cartório, para registrar a transferência e guardar as cópias.

Outro meio de garantir sua segurança, é procurar o DETRAN para verificar multas ou outras irregularidades. Recomenda-se também que o comprador tenha, ao acertar a documentação do alienado, uma testemunha.

  1. Saiba o valor exato da dívida

Um dos passos mais importantes para quem pretende assumir o débito com a instituição para se tornar o novo dono do veículo é verificar o valor exato que deverá ser pago.

Além disso, também é importante verificar se tem condições de assumir essa dívida. O aconselhável é comprar um veículo alienado apenas se você puder pagar as parcelas e, preferencialmente, à vista, para evitar mais juros do parcelamento.

  1. Verifique a documentação

Seja para comprar o carro ou vender, é crucial que todos os documentos do veículo estejam atualizados. É preciso ficar de olho, em especial, se o IPVA está atrasado, além do licenciamento e multas.

Caso tenha alguma pendência, tanto o vendedor quanto o comprador poderão quitar. Além disso, confira também se outros itens importantes estão corretos, como:

  • Cor;
  • Número do chassi;
  • Modelo do veículo;
  • Entre outros.

Porém, se o dono atual do carro quiser passar esses débitos para o próximo dono, deverá avisar antes de fechar negócio, pois poderá abater o valor do preço final do veículo.

  1. É possível contratar seguro para carro alienado?

Não há nada que impeça de contratar seguro para um carro alienado. O que irá mudar é a negociação do pagamento da indenização em sinistros integrais, como roubos ou furtos.

Diante dessa situação, será preciso envolver a instituição financeira no processo e existem duas opções disponíveis:

  • O segurado quitar o financiamento e receber o valor integral do seguro contratado;
  • Ou o segurado solicitar que a financeira emita um boleto de saldo devedor.

Desse modo, a seguradora poderá quitar o valor descontando a indenização final do segurado. Caso o saldo devedor seja maior que a indenização, o responsável deverá negociar diretamente com a financeira.

Existe vantagem em comprar carros alienados?

Existe vantagem em comprar carros alienados?Diante da situação da maioria dos casos, passar a assumir as parcelas de um veículo alienado, faz com que muitas pessoas se questionem se há vantagem em adquirir um veículo dessa forma.

Bem, um dos pontos positivos da negociação de um veículo alienado é que você poderá comprar um carro que, na maioria das vezes está em um bom estado, por preços mais baixos. Geralmente, os carros que possuem parcelas que ainda não foram quitadas, costumam ser mais baratos.

Se você decidir quitar a dívida do carro, é provável que você consiga obter uma boa negociação com a instituição. Porém, é muito importante ficar atento quanto aos mais diversos aspectos na hora de comprar um carro alienado, para que você não sofra com prejuízos e dores de cabeça.

Como já citado neste conteúdo, você deverá ter a certeza de que será capaz de pagar a dívida do veículo. Veja qual o valor exato a ser pago e faça as contas de seu orçamento.
E também se lembre de verificar se o veículo possui outros débitos em atraso que possam causar alguns transtornos futuros para você.

Conclusão

Cuidados Que Devem Ser Tomados Na Negociação De Um Veículo Alienado!Agora que você já sabe o que é um veículo alienado e quais são os cuidados ao adquirir um, você já está preparado para a negociação de compra desse tipo de veículo. É só você tomar os cuidados citados neste conteúdo, especialmente em relação à documentação e aos pagamentos.

Dessa forma, você correrá menos riscos de perder o veículo e garante a segurança do seu dinheiro. E caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de compartilhar com os seus amigos e conferir outros posts que possam te interessar em nosso blog!

Confira: Descubra Quais São Os 12 Veículos Que Você Não Deveria Comprar!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *