Pular para o conteúdo
Início » Blog » Curso Para Mecânico: Os Mais Indicados Para A Profissão

Curso Para Mecânico: Os Mais Indicados Para A Profissão

Curso para mecânico: os mais indicados para a profissão

Se você decidiu que realmente quer ser um mecânico, então você precisa fazer um curso profissionalizante! A profissão de mecânico transcende gerações e é, como devemos concordar, uma paixão nacional que muitas vezes é despertada pela curiosidade e pelo amor ao automóvel.

Diversas pessoas se apaixonam pelo mundo motorizado e decidem se aventurar nele. Se isso se aplica a você, leia este artigo até o final para descobrir o que você precisa para se tornar um bom profissional nessa área. Boa leitura!

Qual curso fazer para trabalhar como mecânico?

Curso para mecânico: os mais indicados para a profissãoO mecânico é um profissional que tem o conhecimento técnico para diagnosticar com precisão e rapidez problemas em automóveis, bem como fazer os reparos e manutenções em carros e motocicletas.

Este profissional pode desmontar o veículo, consertar ou substituir peças, ajustar e lubrificar o motor do veículo. O mecânico de veículos faz isso usando as ferramentas e equipamentos adequados.

Um mecânico de automóveis é contratado não só para consertar, mas também para avaliar e assegurar uma maior vida útil do carro ou motos e segurança para o motorista e passageiros.

Além disso, à medida que a tecnologia avança, o mecânico do carro é cada vez mais responsável pelos componentes eletrônicos dos veículos, além dos mecânicos. Outras funções de um mecânico de automóveis incluem pintura, limpeza e instalação de equipamentos como alarmes.

Não é preciso ter formação superior para desempenhar as funções de um mecânico de automóveis. No entanto, é necessário conhecimento específico em mecânica, que você poderá aprender com a ajuda de um curso técnico nesse campo.

As empresas que contratam esse profissional podem exigir esse diploma técnico.

Áreas de atuação

Um mecânico pode trabalhar consertando veículos de diversas marcas e modelos, mas é comum encontrar profissionais e oficinas especializadas em apenas uma área. Assim como um médico pode optar por se especializar em pediatria, ortopedia e outros campos, um mecânico pode optar por aprender mais e se concentrar em um campo específico.

Alguns exemplos incluem:

  • Suspensão;
  • Freio;
  • Câmbio automático;
  • Direção hidráulica;
  • Sistemas eletrônicos;
  • Entre outros.

Agora que você já sabe a respeito dos trabalhos feitos por um profissional de mecânica, veja logo abaixo alguns cursos úteis para se tornar um!

  1. Curso profissional da área

Busque educação e formação. Como há uma escassez de mecânicos de automóveis bons e qualificados, muitos empregadores maiores têm ótimos programas para contratação de novos funcionários, bem como planos de carreira sólidos.

Cabe destacar que alguns mecânicos iniciaram suas carreiras trabalhando em uma loja de peças enquanto faziam curso em conserto de automóveis. Se você não está pronto para fazer um curso de mecânica, este é um bom lugar para começar.

Informe-se mais sobre à uma série de escolas técnicas e programas na área. Procure aqueles cujos programas se destinam especificamente à obtenção de certificados de reconhecimento nacional.

Vale ressaltar que o SEST/SENAT se destaca muito nesse campo. Além disso, o SENAI oferece cursos na área de excelente qualidade e certificações reconhecidas pelo setor. Há também instituições de ensino particulares que oferecem cursos ótimos para complementar os seus conhecimentos e habilidades!

Saiba também: Manutenção Preventiva: Saiba Como Cuidar Do Seu Veículo

  1. Curso de segurança no trabalho

O objetivo do curso Técnico de Segurança do Trabalho é capacitar profissionais que ajudem a reduzir o número de acidentes de trabalho de acordo com as normas e orientar sobre práticas seguras de trabalho.

Eles orientam sobre temas como trabalho em espaços confinados, uso de EPI, ergonomia, gestão de ferramentas e equipamentos, entre outros. A ocupação cujo objetivo é preservar a integridade física dos funcionários de uma organização é a segurança técnica.

Ele analisa as condições de trabalho, ferramentas e instalações para garantir que os riscos à saúde sejam eliminados. Outra de suas funções é garantir que as regras sejam seguidas para que ações preventivas possam ser tomadas.

  1. Curso de administração financeira

Como sugere o nome, a administração financeira é uma área que administra as finanças de empresas de todos os portes.

A área ajuda as empresas a economizar dinheiro e aumentar seus lucros através de atividades de controle, planejamento e análise de movimentação financeira. Isso porque o dinheiro começa a ser usado de um modo mais racional.

Esse curso também ajuda a analisar as entradas e saídas de capital, lidar com a escassez de recursos e buscar meios de capturar e gerar mais lucros.

  1. Curso de atendimento ao cliente

Curso para mecânico: os mais indicados para a profissãoSe você pretende administrar uma pequena oficina ou ser um profissional liberal que lida diretamente com os clientes, o atendimento ao cliente é provavelmente um curso que você não pode deixar de fazer.

Neste curso, você aprenderá as habilidades necessárias para alcançar a excelência nesta área e obter uma vantagem competitiva significativa.

No curso Atendimento ao Cliente, você aprenderá as diferenças entre tratamento e atendimento ao cliente, como lidar com situações inusitadas e complicadas e como construir a confiança de um cliente por meio de um atendimento atencioso e diferenciado.

  1. Curso de gestão de tempo

A gestão do tempo envolve o planejamento e o controle de quanto tempo é gasto em atividades específicas com o objetivo de aumentar a produtividade e a eficiência.

Prioridades, prazos e metas podem ser definidos quando há consciência da quantidade de tempo alocada para cada tarefa. Isso ajuda a manter a organização do negócio e evita atrasos no trabalho dos funcionários e no de máquinas e sistemas.

Tomar decisões de gestão de tempo ajudará os profissionais a viver uma vida melhor em geral, além de garantir que as entregas sejam feitas no prazo. A perda de prazos ou ter sempre prazos apertados são os maiores fatores que levam ao estresse no trabalho e Burnout!

Conclusão

Curso para mecânico: os mais indicados para a profissãoEm suma, caso você queira se tornar um mecânico, é preciso fazer um curso de mecânica automotiva! Mas, como dito neste conteúdo, há outros cursos que também podem complementar os seus conhecimentos e habilidades!

E você, conhece alguém que também deseja atuar nessa área? Não esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos!

Importante saber: 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *