Pular para o conteúdo
Início » Blog » Descubra Qual É O Momento Certo De Trocar De Carro!

Descubra Qual É O Momento Certo De Trocar De Carro!

Descubra Qual É O Momento Certo De Trocar De Carro!

Está querendo trocar de carro, mas não sabe se é a hora certa de fazer isso? Muita gente tem essa dúvida e acaba sem saber se é ou não a hora de realizar esse feito.

Há alguns sinais dos quais podem te ajudar a descobrir isso. O que irá facilitar bastante a sua vida. Sabemos que não é fácil o momento de decidir se é necessário ou não fazer a troca.

Isso porque há um apego emocional e uma dúvida se possíveis problemas não seriam resolvidos com manutenções e consertos. Mas às vezes não vale a pena o investimento a ser feito.

Saber exatamente qual é esse momento pode ser complicado. Por isso trouxemos esse conteúdo informando tudo o que você precisa levar em consideração para que não saia no prejuízo e não se precipite.

Qual o melhor momento para trocar de carro?

Descubra Qual É O Momento Certo De Trocar De Carro!

A troca de carro em algum momento sempre se faz necessária. Seja por problemas técnicos, seja para maior comodidade do indivíduo ou por estar gerando despesas desnecessárias.

Se você quer saber então se há fatores o suficiente que levem você a fazer uma troca de veículo de forma justa, abordaremos melhor este tema abaixo.

Alguns veículos, com o passar dos anos, acabam tendo um desgaste maior. E quanto mais o veículo se encontra desgastado, maior é o gasto com oficina e peças.

Com o passar do tempo todos esses gastos acabam impactando as finanças. Então, ainda que o indivíduo não queira se desfazer do veículo, há um certo momento em que é necessário pensar sobre o assunto.

Porém, antes de decidir tal atitude, é preciso colocar alguns pontos em questão para que não haja arrependimentos. Os veículos têm ficado cada vez mais caros e, se financiados, a taxa de juros é altíssima.

Para quem comprou um carro 0km, a hora certa de vender é após 3 anos de uso ou então que esteja na faixa dos 60 mil km no máximo antes de fazer a revisão.

Isso porque as revisões de 50 e 60 mil km são as mais caras quando o proprietário tem que trocar alguns itens importantes para o funcionamento do veículo.

Veículos que tenham a quilometragem maior que 50 mil tem mais chances de peças darem defeito. Isso porque durante essa fase geralmente o carro já não está mais tendo cobertura da garantia.

Portanto, é válido que a troca de carro seja feita antes do veículo apresentar problemas que custem caro demais. Além disso, é necessário levar o seguro e IPVA em consideração também na hora de pensar em trocar.

Isso porque o imposto tende a ficar mais barato com o passar dos anos, já o seguro fica mais caro. Então, se estiver prezando pela economia na sua troca de veículo, escolha um que fique no meio termo e que não passe muito além, na hora dos tributos.

No que prestar atenção para que se possa trocar de veículo de forma segura?

Para que você possa estar atento aos pontos que precisam de atenção, listamos aqui algumas questões importantes.

  1. Garantia de fábrica

Geralmente os veículos começam a ser trocados quando chegam a 50 mil km rodados. Considerando o tempo de 3 anos de garantia e uma média anual de 20 mil km rodados, depois disso, sua garantia acaba e as idas à oficina que aparecem acabam sendo mais caras.

Depois de um tempo, amortecedores e correias precisam ser substituídos e isso possui um custo elevado. Quem não quer ter gastos como esse, então acaba sendo necessário trocar o veículo antes de chegar a essa quilometragem.

  1. Componentes desgastados

Há também o acontecimento de desgaste de componentes com o tempo. Isso é um fator que gera despesas que podem não estar previstas naquele momento.

Carros usados costumam ter o consumo de combustível mais elevado, além do seguro do carro ser maior a cada ano que passa. Sendo assim, é preciso estar de olho quanto a isso.

Coloque na ponta do lápis quais têm sido seus gastos e verifique a situação financeira que você possui para saber se compensa estar investindo sempre.

  1. Conferência de peças

Contar com um planejamento é algo fundamental para que problemas sejam evitados ao longo dos anos. Por isso, o comprador precisa fazer uma avaliação sobre a confiabilidade e a durabilidade dos veículos antes que pensem em fechar negócio.

Tudo que compõe um carro tem prazo de validade. Por isso, é necessário que uma inspeção seja feita no veículo para que se possa saber se ele vale a pena.

Leia sobre: Os cuidados na hora de trocar de carro: descubra agora!

O que indica o momento ideal para a troca de carro acontecer?

Descubra Qual É O Momento Certo De Trocar De Carro!

Há quem troque de carro todo ano por puro luxo. Mas tem quem troque somente quando há a necessidade. Se você faz parte do segundo grupo, provavelmente já teve dúvidas sobre o momento ideal da troca antes que aquele veículo comece a lhe dar problemas, certo?

De toda forma, é importante que antes de você pensar em firmar negócio, você leve o veículo a um profissional para que ele possa fazer uma avaliação e te dizer de forma precisa se vale a pena ou não trocar por outro.

  1. Quilometragem

O primeiro fator é verificar a quilometragem. É ela quem vai dizer se é ou não o momento de trocar de carro. A quilometragem é a principal medida para revelar o tempo de uso do automóvel através do dispositivo de contagem.

No momento que o painel marcar mais de 60 mil km rodados, provavelmente é hora de mudar por conta de os componentes estarem desgastados.

Uma vez que os itens estejam desgastados, a manutenção passa a ser constante. É importante checar se o carro apresenta ruídos e se está funcionando normalmente.

Caso não possa trocar de carro, provavelmente você terá que manter cuidados quase que frequentes.

  1. Desvalorização

O veículo pode estar sendo desvalorizado no mercado e isso pode ser um fator que impulsiona o consumidor a querer trocar de carro. Por isso é importante ficar atento às mudanças do setor automobilístico.

Isso porque o setor dá sinais de quando o modelo está para sair de linha ou se haverá mudanças radicais nele. Em caso de uma das duas opções existir, há grande chance de o carro ser desvalorizado.

Prevendo uma queda muito grande do preço, colocá-lo à venda pode ser uma boa opção a se considerar.

  1. Condições das peças

Saber avaliar as condições de peça de um automóvel é fundamental para que você tome a iniciativa de trocar por um automóvel novo. Isso porque plástico e borracha geralmente costumam durar cerca de 5 anos.

Depois desse período, acaba acontecendo o desgaste das peças e influencia o funcionamento de outras. Com mangueiras ressecadas, o motor fica comprometido.

A falta da troca de óleo de tempos em tempos e da adição de água é crucial para evitar o superaquecimento do motor, isso é fundamental para que ele não venha fundir.

  1. Idas à oficina

Se o seu carro tem que ir constantemente para a oficina por conta de reparos e manutenções, então está na hora de realizar a troca do veículo.

Isso porque o gasto que foi realizado para reparar os danos não compensa a longo prazo, visto que sempre será necessário realizar reparos.

Então, com a ajuda de um profissional, peça para que ele avalie quais são os motivos que podem vir a estar causando problemas no veículo.

  1. Necessidade diferente

Às vezes o carro pode estar totalmente normal, sem nenhum dos pontos anteriores presentes e a pessoa sentir vontade de trocar por conta da necessidade.

Esse também é um motivo válido, uma vez que o conforto e a praticidade devem ser as primeiras coisas a se investir quando for escolher um veículo.

Caso o mesmo já não esteja mais suprindo as necessidades da família e isso tenha que mudar. O importante então para a troca acontecer é que você tenha um veículo que atenda aquilo que você mais prioriza.

Se são as atividades em família, um veículo que seja espaçoso o suficiente para todos, se for a trabalho, um carro que tenha um consumo menor, se for para lazer, um carro que tenha espaço na mala, etc.

Saiba mais: O que deve-se analisar para escolher a melhor opção de veículo?

  1. Término da garantia

Os veículos que são vendidos por montadoras e concessionárias podem ter uma variação de 3 a 5 anos de garantia para que o proprietário aproveite o veículo sem ter problemas.

Ao longo desse tempo então, o indivíduo não terá que pagar por nada que seja despesa em relação ao veículo e os vícios decorrentes de fabricação. Isso porque o fornecedor está garantindo responsabilidade para os possíveis reparos.

Depois que o tempo de garantia passar, as despesas ficam totalmente sob responsabilidade do proprietário. Então, o proprietário não poderá contar mais e nem exigir reembolso de gastos com a mecânica do carro.

Nesse caso, a troca do veículo é uma das melhores opções para que se possa ter um veículo com maiores garantias e evitar maiores transtornos para o proprietário.

  1. Realização pessoal

Muitas pessoas têm o desejo de trocar o carro para que consigam adquirir o carro dos sonhos e obter a satisfação pessoal de um bem material.

Então, se você tem o desejo de fazer a troca do seu automóvel por um de melhor qualidade e que atenda suas expectativas, se tiver condições para fazer isso então faça.

Se ainda não tem o valor necessário para fazer a troca, realize um planejamento financeiro, corte alguns gastos e junte o dinheiro necessário. Se você já tem um carro, pode colocá-lo à venda para dar o valor de entrada do veículo.

As estratégias para alcançar esse objetivo são a principal forma para conseguir conquistá-lo.

  1. Consumo de combustível

Um claro sinal também de que chegou a hora de fazer a troca do veículo é quando ele passa a consumir um alto nível de combustível. Além do valor do combustível estar muito alto, esse é um problema que pode fazer com que os custos aumentem progressivamente.

Um veículo pode consumir muito combustível por conta de ser um carro antigo ou porque ele já tem essa característica de fábrica. Alguns modelos são menos econômicos que outros.

Então se você não quer ter que lidar com isso, opte por fazer a troca por um veículo que tenha baixa quilometragem por litro. Assim, você pode rodar mais gastando menos combustível.

  1. Maior segurança

Se você sente que seu veículo já está ultrapassado, pode ser que ele apresente algumas vulnerabilidades em relação a segurança. E claro que isso é algo completamente necessário para que você possa andar por aí.

Principalmente se você anda bastante com sua família, se tiver crianças, a segurança é ainda mais necessária. Veículos ultrapassados não oferecem tanto isso e, se você preza por esse fator, então deve investir em outros veículos mais modernos.

A segurança é fundamental para si, para quem te acompanha e também para os outros motoristas.

  1. Aumento do padrão de vida

Se tem algo que faz com que a gente queira mudar é quando já não nos encontramos na mesma situação que antes. A vida é cheia de fases e cada uma delas possui um momento especial marcado por algo.

A compra de um carro em um momento anterior de sua vida pode ter marcado uma conquista daquele momento nas condições que você se encontrava.

A partir do momento em que você vai evoluindo e conseguindo conquistar coisas melhores, sua qualidade de vida também aumenta. Portanto, se você já está num nível mais alto, em que possui condições e quer trocar de veículo, esse momento é agora.

Antes de realizar essa troca, no entanto, é crucial levar em consideração alguns pontos básicos para que você faça isso com prudência. Um dos principais pontos é sobre o tipo de veículo que você deseja.

Liste as características que você procura e necessita e vá avaliando as opções existentes para fazer uma escolha certa que você será capaz de sustentar.

Conclusão

Por fim, vimos então alguns dos principais motivos para que você possa trocar de carro no momento certo. É fundamental levar todos esses pontos em consideração.

Eles podem te dar uma ideia se já passou da hora ou se está perto da hora de você trocar de veículo e fazer um planejamento para alcançar isso. Conte aqui se este conteúdo foi útil e compartilhe este conteúdo com outras pessoas.

Confira também: 6 Dicas De Como Realizar A Transferência na Compra De Veículo Usado!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *