Pular para o conteúdo
Início » Blog » O Que Deve-se Analisar Para Escolher A Melhor Opção De Veículo?

O Que Deve-se Analisar Para Escolher A Melhor Opção De Veículo?

O Que Deve-se Analisar Para Escolher A Melhor Opção De Veículo?

Saber escolher qual a melhor opção de veículo é essencial para não se arrepender futuramente. Para a maioria das pessoas, o momento de escolher um carrinho novo é sempre de alegria e empolgação.

Porém, com uma série de opções disponíveis no mercado, escolher qual comprar, na maioria das vezes, não é nada fácil! Continue lendo este conteúdo para conferir quais são os aspectos que você deve analisar antes de comprar o seu carro!

Melhor opção de veículo: saiba como escolher!

Melhor opção de veículo: saiba como escolher!Chegar a uma conclusão sobre qual é a melhor opção de veículo para comprar, é uma tarefa que requer uma análise de todos os detalhes sobre o carro e quais são as suas necessidades para com ele.

Além disso, não podemos nos esquecer que este é um investimento que, geralmente, envolve uma boa parte do orçamento mensal. Por isso, é preciso tomar cuidado, pois uma escolha errada se transforma em dores de cabeça.

Não só pelo investimento inicial, como também por todas as diferentes obrigações de possuir um automóvel. Como IPVA, seguro, manutenções corriqueiras e também nos gastos com combustível.

Para ajudá-lo nessa importante decisão, fizemos uma lista com algumas dicas para você levar em conta na hora de escolher a melhor opção de veículo, veja logo abaixo!

  1. Necessidades de uso

O primeiro passo para avaliar, são as suas próprias necessidades de uso. Portanto, pergunte-se o seguinte:

  • Qual a demanda em termos de espaço interno?;
  • Qual a demanda em relação ao espaço no porta-malas?

Raramente um carro passa a maior parte do tempo com mais de 3 pessoas, sendo assim, um modelo compacto pode suprir sua necessidade. Caso contrário, se você for carregar mais de 3 pessoas a maior parte do tempo, então o ideal é um modelo maior, como:

  • Hatch;
  • Sedan médio;
  • SUV;
  • Minivan.

Em relação ao porta-malas, deve-se avaliar se o espaço é o suficiente para você e sua família utilizarem. Portanto, você deverá considerar para qual finalidade irá usar o veículo, se é para:

  • Lazer;
  • Trabalho;
  • Uso esporádico;
  • Viajar;
  • Ou todas as opções.
  1. Novo ou usado

Em segundo lugar, você precisa avaliar qual a melhor opção para você: carro novo ou usado? Para ajudá-lo a responder essa pergunta, você deverá fazer um comparativo entre um carro 0 km e um seminovo do mesmo modelo.

Ao comprar o mesmo modelo que apresenta todas as características iguais, será mais fácil de entender se vale a pena comprar um novo ou usado. A principal vantagem dos seminovos, é que você irá economizar mais e, além disso, o desgaste de suas peças é mínimo.

Por outro lado, se você deseja um carro estilizado, com inovações e aprimoramentos, então a opção 0 km é a melhor para você.

Leia sobre: 6 Dicas De Como Realizar A Transferência na Compra De Veículo Usado!

  1. Foco na segurança

Outra questão que está ligada à qualidade do veículo é a segurança. Equipamentos que foram testados e possuem garantia de sua eficiência são grandes aliados seus e de todas as pessoas no trânsito.

O ponto positivo é que como a preocupação com a segurança das pessoas aumentou muito nos últimos tempos, tornou-se obrigatório que os carros produzidos tenham freios ABS e airbags frontais por exemplo.

Além destes itens, quanto mais segurança o veículo tiver, melhor será para a sua proteção e de outras pessoas.

  1. Faça o test drive

Não desperdice a oportunidade que você tiver de conhecer melhor um produto antes de comprar. Ainda mais quando se trata de um carro, um investimento alto e que te acompanhará por um bom tempo.

Nas concessionárias, é possível encontrar exemplares dos modelos mais vendidos para você fazer um test drive. Para outros menos acessíveis, é possível agendar o test drive sem problemas.

Esse é o momento ideal para analisar, especialmente, os itens dinâmicos, aqueles que são essenciais quando o carro está em movimento. Ou seja, por mais que um carro tenha um motor melhor que o outro, é dirigindo que você irá poder avaliar cada um.

  1. Evite comprar imediatamente

O Que Deve-se Analisar Para Escolher A Melhor Opção De Veículo?Por mais que você esteja empolgado e ansioso para comprar o seu carro e ainda ter gostado do veículo após o teste drive, não tome uma decisão precipitada! É normal sentir uma pressão quando está falando com o vendedor, com condições de pagamento facilitadas e etc.

Mas, essa pressão em tomar uma decisão imediata poderá prejudicar você! Leve um tempo para analisar todos os prós e contras com mais calma, pesquise por mais modelos e compare com os concorrentes, e volte e negocie apenas quando estiver certo de sua decisão.

Mesmo que você necessite do carro imediatamente, tire pelo menos um dia para tomar uma decisão. Esse tempo é crucial para salvar você de fazer um mau negócio.

  1. Manutenção

Para evitar futuras surpresas com os valores de revisão e manutenção do veículo, certifique-se que os gastos não ultrapassem os demais. Faça uma pesquisa sobre os problemas mais comuns que podem acontecer com esse modelo, ouça a opinião de proprietários e converse com um mecânico de confiança.

Verifique também o histórico das montadoras, já que algumas fabricantes são conhecidas por não dar muita manutenção, enquanto outras têm a fama de quebrar muito.

Veja sobre: Manutenção Preventiva: Saiba Como Cuidar Do Seu Veículo

  1. Economia

Com os preços atuais dos combustíveis, comprar um automóvel que “bebe demais”, pode atrapalhar as suas finanças. Por essa razão, a economia do veículo também é outro aspecto para se levar em conta.

Pesquise na Internet quais são os modelos mais econômicos!

  1. Considere o valor de revenda

O carro é um grande investimento, mas poucas pessoas costumam ficar com o mesmo modelo por muito tempo. Sendo assim, é comum que a maioria troque por outro veículo após alguns anos.

Mesmo que você não tenha a intenção de revender em um curto prazo, é essencial considerar as possibilidades de revenda de seu carro. E isso significa entender como o modelo se desvaloriza.

Em linhas gerais, a depreciação do valor do veículo é de 10% a cada ano, sendo maior nos 3 primeiros. Contudo, é preciso levar em conta que os veículos populares, aqueles com alta demanda, se desvalorizam de forma mais lenta.

Enquanto os modelos menos procurados, geralmente, têm uma depreciação maior.

Conclusão

O Que Deve-se Analisar Para Escolher A Melhor Opção De Veículo?Viu só quais são as dicas para escolher a melhor opção de veículo? Seguindo todas elas, as chances de você fazer um mau negócio e se arrepender são bem menores!

Não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos, caso tenha gostado.

Fique por dentro: Conheça As 7 Melhores Opções De Veículos Até R$50 Mil

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *