Pular para o conteúdo
Início » Blog » Quando Vale A Pena Pagar Acima Da Tabela Fipe?

Quando Vale A Pena Pagar Acima Da Tabela Fipe?

Quando Vale A Pena Pagar Acima Da Tabela Fipe?

A tabela Fipe é uma ótima aliada quando alguém deseja comprar um veículo seminovo ou usado, mas, quando vale a pena pagar acima da tabela? Essa é uma dúvida que muitos possuem, ainda mais após a chegada da pandemia, que subiu o preço dos carros usados.

Bem, para responder essa pergunta, é preciso analisar uma série de fatores e também entender como funciona a Tabela Fipe. Para isso, elaboramos este conteúdo com algumas informações que poderão ajudá-lo a sanar todas as suas dúvidas.

Basta continuar a leitura para entender melhor sobre o assunto!

O que é a Tabela Fipe?

Quando Vale A Pena Pagar Acima Da Tabela Fipe?A tabela Fipe é utilizada como balizamento de valor médio das compras e vendas de veículos seminovos no Brasil. É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre ela, seja ao contratar um seguro para o carro, na hora de vender ou comprar um veículo.

Embora seja bastante conhecida, poucos são os que realmente entendem a fipe. E caso você não queira ficar no prejuízo ao comprar um carro usado, o melhor a se fazer é entender o que é e como funciona a tabela Fipe.

Você pode acessar a tabela Fipe pela internet, de um jeito bem simples e fácil. Para isso, basta acessar o site oficial e clicar no ícone índices e indicadores. Em seguida, você deverá escolher a opção preço médio de veículo.

Dessa forma, é possível consultar o preço médio tanto de carros, quanto de motos e até de caminhões. Para consultar, você deverá selecionar a referência na tabela, ou seja, o mês e o ano que serão o parâmetro para a sua busca.

Feito isso, insira a marca, o modelo e o ano do carro que deseja pesquisar os preços. Por fim, após seguir esses passos, você saberá qual o preço do veículo da tabela Fipe.

Leia também: Quais Cuidados Tomar Ao Contratar Um Financiamento De Veículo?

Como a tabela é construída?

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) todo mês realiza a coleta dos valores da venda de veículos. Entre estes dados, exclui os valores que estiverem muito abaixo ou muito acima da média, já que podem ser fruto de uma negociação incomum.

Também não se considera a cor do veículo e a presença de outros acessórios. É válido ressaltar que não é considerado o ano de fabricação do veículo, mas sim o ano do modelo.

E há carros que não se enquadram no uso comum e que não estão envolvidos na pesquisa, que são:

  • Táxis;
  • Viaturas;
  • Veículos de frota;
  • Entre outros.

De onde vêm as informações da tabela Fipe?

As informações da tabela Fipe provêm de 24 estados do Brasil, e levando em conta que em várias regiões do país os preços tendem a variar bastante, a tabela Fipe não pode ser usada de modo arbitrário.

É normal, por exemplo, que em certas regiões, as picapes possuam uma maior demanda, fazendo com que o seu preço de revenda seja maior. Já em centros urbanos, é normal que o preço da picape seja menor, devido a diferença de região.

Isso significa que a tabela serve apenas como uma referência. Além de ser útil na compra e venda de veículos, a tabela serve para definir o preço de automóveis em seguradoras e o valor do IPVA.

Além disso, há alguns fatores que podem impedir uma precisão maior dos preços praticados, tais como:

  • Preços fora da realidade do mercado nacional;
  • Falta de disponibilidade da tabela em algumas regiões específicas do país;
  • Custo alto para estipular valores mais detalhados.

Porém, a tabela continua sendo como um conjunto de índices mais seguro e confiável para estipular os valores de forma mais assertiva. Não é para menos que essa tabela vem sendo usada desde 1973, o que ajuda tanto os vendedores quanto compradores de veículos.

Para que serve a tabela Fipe?

Com tanto tempo sendo usada no mercado, a tabela Fipe adquiriu sua reputação de confiança entre aqueles que desejam comprar ou vender um veículo. Por isso, pouco a pouco a tabela Fipe ganhou uma série de utilidades, além de servir como uma base de referência de valores para os diferentes modelos de novos e usados disponíveis.

Portanto, confira logo algumas das principais funções da tabela Fipe:

  • Serve como base na hora de pesquisar o preço de um veículo;
  • Ajuda no cálculo do valor do IPVA;
  • Indica o preço médio de cada modelo de acordo com os preços praticados no mercado;
  • Contribui para definir as indenizações pagas pelos seguros;
  • Permite aos compradores ter uma noção melhor sobre quais são os veículos que atendem às suas necessidades financeiras.

Além disso, as seguradoras adotam a tabela Fipe, visto que as variações nas cotações dos preços do veículo afetam diretamente no valor recebido como indenização no caso de sinistros (como roubos e acidentes) que envolvem os carros segurados.

Isso pode significar duas coisas: em primeiro lugar, o valor recebido pela indenização irá variar conforme o mês em questão. E, em segundo lugar, caso ocorra uma perda total do veículo, o segurado não receberá, necessariamente, o valor que pagou pelo veículo, mas o valor que consta na tabela Fipe. Por isso algumas seguradoras oferecem o seguro considerando fipe + 10%.

Como o preço da tabela Fipe pode ser consultado?

Como dito antes, consultar a tabela Fipe é bem simples e prático, já que a fonte para levantar os dados é o que está indicado no site oficial. Após acessar, é só você colocar todos os parâmetros do veículo para consultar o seu valor de referência na tabela.

Você também poderá fazer essa consulta através do seu smartphone, com o APP da tabela Fipe, disponível tanto para Android quanto para IOS. Alguns sites especializados em automóveis tendem a replicar os valores indicados pela tabela Fipe.

Mas, de qualquer forma, prefira consultar as fontes oficiais, já que estas sempre estão atualizadas e corretas.

Como descobrir o código Fipe?

Através do site oficial da tabela Fipe, você também poderá verificar qual é o código Fipe de certo modelo. Isso poderá ajudar o motorista em pesquisas futuras, ao identificar cada modelo disponível no levantamento.

O passo a passo para isso também não tem segredo algum. Ao realizar a pesquisa no site, o código Fipe do modelo irá aparecer na tela ao lado da cotação do veículo.

Como funcionam as correções da tabela Fipe?

A cada mês, se coleta novas informações para compor os preços na tabela, o que pode fazer com que os valores indicados sejam alterados para mais ou para menos do valor anterior.

Há inúmeras razões que podem fazer com que essas variações ocorram, que vão desde o estado de conservação do carro, até a demanda por certos tipos de modelos em diferentes locais e épocas do ano.

Além disso, essas variações também podem ser devido a situação econômica. Sendo assim, é normal que, por exemplo, carros novos tenham os seus valores reajustados pelas montadoras, o que aumenta a demanda por modelos seminovos e eleva o seu valor na média do mercado.

Por que alguns carros usados estão sendo vendidos acima da tabela?

Por que alguns carros usados estão sendo vendidos acima da tabela?O comércio de carros usados está em alta e isso é um reflexo da paralisação da economia que ocorreu durante a pandemia. No momento da retomada, houve um fenômeno interessante.

Isto é, ao contrário de outras épocas em que o usado sempre foi negociado por até 20% abaixo da tabela, no momento, alguns carros estão sendo vendidos acima da tabela Fipe.

Isso ocorre por duas razões principais, primeiro que o mercado está muito aquecido o que, de forma natural, resulta em preços elevados. Além disso, a falta de carros usados com filas de espera para vários modelos e a retomada das vendas são dois fatores que contribuem para os valores mais altos.

No caso dos carros novos, a paralisação da economia resultou em uma falta generalizada de insumos, tais como:

  • Plástico;
  • Borracha;
  • Metal,
  • Até mesmo papel.

Como as grandes empresas deixaram de produzir esses insumos, resultou em uma quebra na cadeia de produção. Dessa forma, com a retomada acima do esperado, existe uma falta de vários modelos 0 km, tornando a fila de espera para carros novos muito grande.

Como resultado, os carros usados, principalmente os que foram fabricados há 1 ou 2 anos, que são os chamados “seminovos”, estão sendo vendidos por preços acima da tabela Fipe.

Alguns modelos que são mais procurados, como o Honda Civic e Corolla, estão sendo vendidos por preços que variam entre R$ 3 e R$ 5 mil acima da FIPE.

Vale a pena comprar carro acima da tabela Fipe?

O momento é muito atrativo para vender carros usados, mas logo irá passar, uma vez que a produção se restabelecer e conseguir entregar os veículos para atender todas as demandas por modelos 0 km.

Mas, até lá, essa é a hora mais propícia para vender um carro usado, visto que o mercado está comprando e pagando bem por estes veículos, algo que nunca antes havia acontecido.

De acordo com uma pesquisa feita pela Carupi, uma plataforma que faz a intermediação da venda de veículos de modo online, entre abril de 2020 e agosto de 2021, exibe que certos modelos seminovos e usados transacionados obtiveram um desempenho superior ao estimado.

Veja logo abaixo quais são os dez modelos de veículos que mais valorizaram o seu preço acima da tabela Fipe:

  • BMW X1: + 61,1%;
  • Honda Fit: + 42,3%;
  • Chevrolet Spin: + 42,1%;
  • Nissan March: + 40%;
  • Hyundai Tucson: + 39,1%;
  • Hyundai i30: + 38,5%;
  • Nissan Kicks: + 38,1%;
  • Jeep Compass: 36,4%;
  • Renault Duster: + 35,7%;
  • Ford Fusion: + 33,3%.

Mas, vale a pena pagar acima da tabela Fipe por um veículo? Bem, a resposta irá variar de acordo com uma série de fatores diferentes e as suas necessidades. A maioria das pessoas sugerem esperar os valores baixarem para comprar o veículo.

Porém, caso você esteja com a necessidade de comprar um veículo no momento, então pode ser uma opção acima da tabela Fipe.

Adote a Fipe para descobrir os carros que menos sofreram depreciação

Adote a Fipe para descobrir os carros que menos sofreram depreciaçãoA tabela Fipe possui um material extenso de informações a respeito das mudanças de preços que os veículos sofreram ao longo dos anos. Portanto, o ideal é ficar de olho no quanto o veículo que você deseja comprar desvalorizou a cada seis meses de uso e entenda se será um bom negócio.

Os carros importados, geralmente, são os que mais sofrem com a desvalorização. Isso porque, eles possuem um custo de manutenção mais alto e a reposição de peças costuma levar mais tempo.

Confira logo a seguir algumas dicas!

Torne a Fipe um meio de valorizar seu veículo

Durante a negociação de um carro usado, os detalhes fazem a diferença! Como você já sabe, a Fipe serve como um parâmetro e, por essa razão, há itens que podem valorizar ou desvalorizar o veículo.

Alguns dos fatores que tendem a pesar muito na alteração de valor do veículo, são:

  • Cor;
  • Quilometragem;
  • Número de donos anteriores.

O estado de conservação do veículo também pode alterar o valor da Fipe. Afinal, as pessoas desejam comprar um veículo em boas condições, mesmo que seja preciso pagar um pouco mais caro por esse veículo.

Veja também: Manutenção Preventiva: Saiba Como Cuidar Do Seu Veículo

Busque carros seminovos

Um carro 0 km perde valor a partir do momento que sai da concessionária e a tabela Fipe serve para comprovar isso. Portanto, o ideal é buscar por veículos seminovos que tenham até dois anos de uso, com baixa quilometragem e bom estado de conservação.

Ao fazer isso, você estará adquirindo um carro praticamente novo e deixando a perda de cerca de 30% do valor do automóvel para o primeiro dono.

Fique de olho nas marcas

A tabela também indica quais são as marcas que mais são desvalorizadas do mercado. Se você comprar carros com motorização e ano semelhantes, porém de diferentes montadoras, você irá ver quais são as marcas que mais sofrem desvalorização, nessa lista estão os seguintes:

  • Citöen C3 Picasso (22,2%);
  • Chery Tiggo (21,9%);
  • JAC J3 Turin (21,1%).

O ponto em comum entre esses modelos é que todos são importados.

Conclusão

Quando Vale A Pena Pagar Acima Da Tabela Fipe?Como você pôde ver neste conteúdo, comprar acima da tabela Fipe só vale a pena quando você precisa de um veículo o quanto antes. Fora isso, o ideal é esperar os valores baixarem para poder comprar o seu seminovo!

Enfim, caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de compartilhar com os seus amigos e confira outros posts como este em nosso blog!

 

Confira também: Conheça As 7 Melhores Opções De Veículos Até R$50 Mil

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *