Pular para o conteúdo
Início » Blog » Score Do Leilão: Entenda As Classificações

Score Do Leilão: Entenda As Classificações

Score do leilão: entenda as classificações

Estamos cientes de que quando um automóvel apresenta leilão, o valor do veículo diminui ainda mais, o que é negativo, pois desconhecemos os possíveis danos que o veículo pode ter, por isso foi feito o score de leilão.

Caso você tenha mais interesse sobre o assunto, não deixe de continuar com a leitura deste conteúdo!

O que é score de leilão?

Score do leilão: entenda as classificaçõesQuando o assunto é veículos de leilões, é comum imaginar veículos em mau estado e quase de imediato a pessoa passa a imaginar em que tipo de colisão ou acidente o veículo se envolveu, bem como os danos que sofreu ou a circunstância que levou à sua venda, geralmente a preços com grandes descontos.

O leilão de carros é uma forma de disponibilizar veículos seminovos para uso pessoal ou revenda, com esse método de vendas, é possível encontrar veículos por até metade do preço atual. Existem vários tipos de leilões automotivos, cada um com características únicas que é preciso observar conforme o score.

Este score é uma classificação que será dada a veículos que tenham um registro de passagem por um leilão. Isso permitirá que você compreenda a origem potencial do veículo e a condição atual no momento do leilão.

Além de determinar uma porcentagem potencial do valor do veículo a ser perdido, é possível saber se o carro tem defeitos ou funcionamento inadequado, bem como as chances de que um relatório de histórico especial seja necessário para fazer um seguro.

Com esta funcionalidade, vender carros e achar boas oportunidades para comprá-los é bem mais simples. Todos os veículos com registro de passagem por leilão recebem uma pontuação chamada Score de Leilão.

Através desse score, é possível:

  • Conhecer a origem do veículo e sua condição no momento do leilão;
  • Determinar uma porcentagem de perda potencial do valor da tabela do carro;
  • Determinar se ele tem algum defeito ou problemas de funcionamento;
  • Saber qual a chance de que uma vistoria especial seja solicitada ao contratar uma empresa de seguro;
  • Entre outras coisas.

Classificações de danos

Score do leilão: entenda as classificaçõesEstamos cientes de que quando um automóvel apresenta leilão, o valor do veículo diminui ainda mais, o que é negativo, pois desconhecemos os possíveis danos que o veículo teve.

O termo “avarias de leilões” refere-se a quaisquer veículos, de pequeno, médio ou grande porte, que apresentem danos de qualquer natureza. Em contrapartida, uma grande porcentagem dos veículos que estão sendo leiloados nos pátios acaba sendo recuperadora de algum sinistro.

Essas avarias do carro têm o potencial de afetar o valor de uma venda e potencialmente determinar se um veículo é ou não capaz de circular. Preparamos este conteúdo exclusivo para ajudar você a entender melhor como são fornecidos esses veículos que vão para os pátios. Confira abaixo as diversas classificações de avarias de leilão!

Aparentemente Inteiros

Neste score não têm indicativos de defeitos ou problemas na parte mecânica, tais como:

  • Quando o proprietário não pagou o financiamento do carro, o banco ou instituição financeira pode recuperá-lo e disponibiliza-lo para leilão;
  • Carros que eram parte das frotas de empresas privadas;
  • Veículo penhorado pela justiça devido a penas, dívidas vencidas e não pagas, etc.

Na maioria dos casos, esses veículos não apresentam danos estruturais e, por essa razão, esse é um dos tipos de score mais seguro.
Pequenos Danos

Estes são os veículos que sofreram pequenos danos, por exemplo, um amassado na lataria, riscados e alguns problemas técnicos, como:

  • Quando o proprietário não pagou o financiamento do carro, o banco ou instituição financeira pode recuperá-lo e disponibilizá-lo para leilão;
  • Carros que eram parte das frotas de empresas privadas;
  • Veículo penhorado pela justiça devido a penas, dívidas vencidas e não pagas, etc.

Saiba também: Carro De Leilão: Saiba Quais Os Cuidados Na Hora De Comprar Um!

Médios Danos

Nos danos médios se enquadram os veículos com amassados maiores, peças com defeitos, incluindo as peças mecânicas com problemas para funcionar, por exemplo:

  • Batidas ou sinistros que provocaram algum problema em seu funcionamento, como uma enchente;
  • Veículo que foi recuperado de roubo ou furto com defeitos médios;
  • Veículos que eram de empresas ou órgãos públicos, com defeitos ou problemas mecânicos;
  • Os veículos de seguradoras que sofreram algum sinistro e a seguradora optou por não fazer a recuperação, por causa dos custos altos.

Grandes danos

Os veículos classificados com grandes danos são aqueles que possuem avarias maiores e problemas na parte mecânica mais complicados, como:

  • Veículos que sofreram uma batida onde o preço para consertar o veículo foi mais que 75% do seu valor de tabela;
  • Veículos recuperados de Roubo e Furto com defeitos maiores;
  • Veículos oriundos de empresas ou órgãos públicos com defeitos grandes ou que não funcionam.

Sucata

Por fim, os veículos classificados como Sucata são aqueles que possuem perdas muito significativas, neste caso o veículo não pode mais ser emplacado ou seja não pode mais circular.

Como funciona?

A principal regra para determinar a pontuação de um veículo (lote) envolve uma análise criteriosa das imagens fornecidas pelos leiloeiros. Especialistas com experiência em vistorias veiculares examinam cada imagem, que sugerem níveis preliminares de dados que vão desde inteiro a sucata.

Embora seja feito essa análise minuciosa, é preciso lembrar que não dá para comparar uma análise fotográfica a um histórico físico do veículo.

Por isso, para aumentar ainda mais a probabilidade de diagnósticos precisos, é combinado somando aos dados fornecidos, que em alguns casos podem auxiliar na análise de danos ao indicar se os danos são causados por enchentes, por exemplo.

Veículos de média e grande avarias podem rodar?

Esta é uma questão comum entre revendedores de automóveis e compradores. Mesmo que possam ter desgastes maiores, os veículos de avaria média ainda podem circular, na maioria dos casos.

Porém, é crucial que tudo esteja incluído na papelada, pois é bem provável que eles venham a ter problemas no futuro. No caso dos veículos com grande avaria geralmente não podem circular.

Conclusão

Score do leilão: entenda as classificaçõesViu só como é importante fazer uma consulta veicular antes de comprar um veículo semi-novo? Saber se é de Leilão e o score é crucial para fazer um ótimo negócio. Não esqueça de compartilhar com os seus amigos este conteúdo, caso tenha sido útil para você!

Leia também:

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *