Pular para o conteúdo
Início » Blog » Test Drive: O Que Você Deve Avaliar No Veículo?

Test Drive: O Que Você Deve Avaliar No Veículo?

Test drive: o que você deve avaliar no veículo?

O test drive é uma etapa crucial sempre que você deseja trocar ou comprar um carro. É através dele que você terá a garantia de que a sua escolha, além de ser um modelo atrativo a um preço razoável, atenderá de fato às suas necessidades.

Continue lendo este conteúdo para saber no que ficar de olho ao testar o carro!

O que observar no test drive?

Test drive: o que você deve avaliar no veículo?Falar em teste drive, imediatamente vem à mente dar uma voltinha em um carro novo da concessionária, não é mesmo? No entanto, é recomendável que você faça um test drive em um carro usado ou seminovo também.

Assim, você pode identificar problemas e determinar se os detalhes atendem às suas necessidades. Veja logo abaixo os principais pontos a observar!

  1. Desempenho do veículo

Quando o assunto é test drive, o desempenho é um fator importante a ser considerado. Para evitar avaliações incorretas, é crucial ficar atento a esse detalhe ao dirigir o carro.

O carro será usado para transportar familiares? O conselho nessas situações é incluir mais pessoas para saber como o carro responde. Além disso, deve-se atentar para o desempenho do motor nas subidas, a potência e o torque entregues, o curso da alavanca se o câmbio for manual e outros fatores.

Mesmo que o motor tenha um alto número de “cavalos”, o peso do carro ainda pode reduzir o desempenho. Ou então, seu poder só se manifestará em altas rotações, e enfraquece em subidas e em ângulos de rotação menores.

Por essa razão, é fundamental dirigir o carro pelas ruas em aclive para testar. Se a rota especificada pelo vendedor não incluir estes tipos de trechos, peça para fazer em um.

  1. Pedais

A aceleração do carro e o sistema de freios são duas características que exigem a sua atenção. O primeiro permitirá verificar a aceleração do carro e o funcionamento da transmissão de marchas.

Fique atento se você está achando difícil acelerar, se é mais leve ou mais pesado e se é possível seguir o tráfego ao acelerar ao sair de uma parada.

É também crucial ficar de olho no tempo enquanto espera para mudar de marcha. Se forem comparados modelos de motorização similares, será possível determinar se o sistema de transmissão está operando de forma adequada.

Em relação aos freios, é preferível consultar um profissional e ter um bom julgamento para uma avaliação mais confiável.

Porém, você já poderá perceber se eles dão trancos e reagem mal a um movimento do pé. O ideal é que a frenagem seja suave e progressiva, sem pausas bruscas ou demoradas.

  1. Conforto

Test drive: o que você deve avaliar no veículo?Mesmo que um carro seja bem conceituado no mercado, não significa que ele seja o mais ideal para todos. Pois, o conforto é um conceito muito subjetivo; o que pode ser bom para você não quer dizer que será para outro motorista e vice-versa.

Sendo assim, é fundamental fazer um test drive para saber se os bancos são confortáveis e se a posição de dirigir é a ideal. Você passará muitas horas em seu veículo, por isso é crucial fazer a escolha certa do modelo.

  1. Espaço interno

A maioria dos carros são conhecidos por serem pequenos por fora e terem mais espaço interno. Só que você sabe que o oposto também ocorre, certo? Muitos veículos grandes não deixam muito espaço para os passageiros, tornando-se pouco confortável.

Examine o espaço para as pernas na frente e atrás e veja se o porta-malas é grande o bastante para suprir as suas necessidades. Isso faz uma enorme diferença em sua compra!

Saiba também: Os 8 Carros Mais Bem Falados Nos Últimos 20 Anos No Brasil!

  1. Iluminação e acessórios em geral

É fundamental testar os acessórios e funcionalidades para certificar de que esteja fazendo uma compra segura. Sendo assim, não se esqueça de analisar os componentes como:

  • Cinto de segurança;
  • Central multimídia;
  • Vidros;
  • Travas;
  • Luzes internas e externas.
  1. Ruído externo (isolamento acústico)

Outro aspecto que vale a pena conferir ao fazer um test drive é o nível de ruído do motor e se o interior oferece isolamento adequado dele. Na hora do teste, dirija com os vidros abertos e fechados, prestando bastante atenção ao barulho. Imagine como você pode ficar muito incomodado se passar muito tempo no carro que não tem isolamento acústico.

  1. Robustez das peças internas

Este conselho é específico para veículos usados ou seminovos. Inúmeras partes internas de um veículo são danificadas com o passar do tempo, por essa razão é necessário analisar as condições de cada uma. Inspecione as peças plásticas, as costuras dos bancos, os tapetes, os botões do painel e os encaixes dos compartimentos.

  1. Qualidade do acabamento

Test drive: o que você deve avaliar no veículo?Se encaixa para quem compra um veículo seminovo ou usado. Desgaste, riscos, manchas, entre outros danos podem revelar o nível de manutenção que o dono do veículo deu a ele ao longo de sua propriedade.

Preste muita atenção nos revestimentos, plásticos, tecidos e pinturas.

  1. Barulho de amortecedor e caixa de direção

O barulho de um carro seminovo é um dos maiores indicadores de problemas. No motor, na suspensão, na caixa de direção, tudo isso pode ser um indício de falta de manutenção, revisão, lubrificação com óleo e peças danificadas.

Qualquer ruído mais alto que o ronco típico do veículo, deve ser analisado.

  1. Suspensão

Além de conduzir o veículo para praticar as subidas, procure levá-lo consigo para andar em ruas com muitos buracos. Com isso, será possível verificar se a suspensão é forte o suficiente para manter o nível de conforto diante dos buracos, que são comuns nas ruas brasileiras.

Se essa rua não estiver incluída na rota do test drive da concessionária, peça ao vendedor para sugerir uma próxima. Quando passar por um quebra-molas, fique atento se o veículo raspar no asfalto. Se isso acontecer, será um problema persistente que também aparecerá nas rampas de estacionamento.

Conclusão

Test drive: o que você deve avaliar no veículo?Por fim, agora que você já sabe quais são os principais pontos para ficar de olho ao fazer o test drive de um veículo, não esqueça de compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também estão pensando em comprar um carro!

Vale conferir: 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *