Pular para o conteúdo
Início » Blog » Veículos Usados: 7 Mitos Sobre Carros Seminovos

Veículos Usados: 7 Mitos Sobre Carros Seminovos

Veículos Usados: 7 Mitos Sobre Carros Seminovo

Ocorrem muitos mitos sobre os carros seminovos. Quem já não pensou em comprar um veículo usado, mas desistiu depois de ler vários artigos e ouvir boatos sobre a compra de um carro usado.

A maioria das pessoas decidem não comprar devido a várias histórias inventadas. Por isso você não deve acreditar em tudo o que ouve! Neste artigo vamos dissipar os seguintes mitos sobre a compra de carros usados.

Boa leitura!

Mitos sobre carros seminovos

Veículos Usados: 7 Mitos Sobre Carros SeminovoPara evitar ser pego em golpes, é crucial entender os mitos e verdades sobre a compra de um carro usado. Existem muitas histórias que não são nada mais que boatos, e existem detalhes críticos que são desconhecidos por grande parte da população.

À medida que você se torna ainda mais imerso neste assunto, suas chances de tomar decisões sábias aumentam – sem mencionar que é menos provável que você acabe na mira de indivíduos mal-intencionados.

  1. Carro de um único dono vale mais

A questão não pode ser generalizada porque cada dono tem os seus cuidados. Não adianta nada um carro ter um único dono se ele não tiver nenhum tipo de cuidado com o veículo.

Por esse motivo, é fundamental que você analise o veículo com cuidado, mesmo que o anúncio diga que o carro é de apenas um proprietário. Isso não é sinal de bom estado de conservação.

Se essa pessoa foi descuidada com o carro, sem dúvida ele estará em piores condições do que um veículo que teve vários proprietários preocupados com a manutenção, direção e abastecimento adequado.

Sendo assim, é crucial que detalhes sobre as revisões, a quilometragem e se o automóvel já sofreu algum acidente sejam divulgados na hora de comprar um carro usado.

  1. Veículo usado com baixa quilometragem são melhores

Muitas pessoas cometem o erro de considerar apenas a quilometragem na hora de procurar veículos usados. Esta questão é significativa ao avaliar um carro, mas não pode ser um fator decisivo.

O que é melhor: um carro com 15 mil quilômetros rodados e com manutenção adequada sem histórico de acidentes, ou um veículo com 4 mil quilômetros rodados e com vários sinistros?

Além disso, um carro com quilometragem menor pode ter passado um tempo considerável sem uso e, consequentemente, não ter tido o devido cuidado.

É importante observar que muitos itens requerem uso contínuo para funcionar corretamente, como fluidos ou bateria.

Como resultado, é preciso levar em conta fatores como idade, manutenção, preço de mercado, entre outros, na hora da compra.

  1. Carro seminovo que foi financiado não pode ser trocado

Este é um mito que resulta da falta de conhecimento. Parece quase um absurdo você não poder trocar por um carro financiado. Tecnicamente falando, você não “concluiu o pagamento”.

Mas as coisas não funcionam dessa maneira. É possível negociar um veículo financiado contanto que siga os procedimentos adequados para a transação.

Saiba também: Quais Cuidados Tomar Ao Contratar Um Financiamento De Veículo?

  1. Vender o veículo no particular é mais vantajoso

Veículos Usados: 7 Mitos Sobre Carros SeminovoOutro mito muito popular. Na verdade, o que acontece é exatamente o oposto: comprar veículos seminovos com particulares não vale muito a pena.

Esse mito tem origem na ideia de que você poderá negociar mais com uma certa pessoa e pagar menos pelo carro.

A questão é que não tem a mesma garantia e segurança quando se compra um carro diretamente com proprietário, por exemplo, do que quando a compra é feita em uma concessionária e com selo de procedência.

Em uma concessionária conceituada, o veículo é limpo, revisado, cuidado, tem Vistoria Cautelar, Garantia, etc. Todo esse trabalho é feito para garantir que o veículo esteja em excelentes condições para a venda.

Com venda particular, isso não acontece.

Os outros mitos da lista se originam de pessoas que fazem compras incertas em busca de uma economia fictícia (que nunca se concretiza, pois mais tarde, quando problemas ocultos forem descobertos, as pessoas precisarão gastar mais dinheiro).

  1. Sempre os veículos usados tem algum problema

Outro mito em relação à compra de veículos usados é a qualidade deles. Muitas pessoas pensam que eles sofreram danos ou têm algum problema devido a acidentes de trânsito, enchentes, etc., e eles estão à venda por esses motivos.

No entanto, esse é um engano porque, na maioria das vezes, os carros seminovos estão em um bom estado de conservação e os donos desejam vender por necessidades ou como moeda de troca de um modelo mais recente.

  1. Reparos na pintura e lataria sempre acrescenta valor na venda de um usado

A maioria das pessoas pensam que fazer reparos aumentará suas chances de vender imediatamente, mas isso não é verdade! Especialmente se as mudanças foram feitas de forma amadora.

Dependendo do tipo de reparo que realizou, é possível que alguma parte da integridade estrutural do veículo fique comprometida, o que reduziria o preço de venda do veículo e levantaria dúvidas sobre possíveis problemas relacionados ao carro.

  1. Nunca aparece toda a situação do usado em uma consulta veicular

Um dos maiores mitos sobre a compra de um carro usado é esse. Antes de fazer uma compra, é perfeitamente possível verificar se um carro usado ainda está em boas condições.

O primeiro e mais comum método é contar com a ajuda de um mecânico confiável que examinará quaisquer problemas relacionados ao motor, freios e outros componentes importantes. Para saber se há algum ruído estranho ou qualquer outro problema, você pode fazer um test drive.

Você também pode saber as condições do veículo realizando uma consulta veicular. Nesse caso, é possível verificar a situação legal do veículo, bem como possíveis problemas com a documentação, débitos pendentes, infrações cometidas, etc.

Lembra dos sinistros e da recuperação que mencionamos? A consulta veicular também revela se o carro já esteve em uma situação semelhante a essa. Você saberá rapidamente se o vendedor está ocultando alguma informação e, nesse ponto, poderá optar por continuar a compra baixando o preço da oferta ou procurar outra opção.

Conclusão

Veículos Usados: 7 Mitos Sobre Carros Seminovo

Como você pôde ver, na maioria das vezes, os mitos sobre carros usados não são medos infundados. Se você deseja ainda maior segurança na hora de negociar um veículo seminovo, lembre-se de procurar revendedores que sejam confiáveis.

Por fim, não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos, caso tenha sido útil para você!

Você também vai gostar:

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *