Pular para o conteúdo
Início » Blog » Vendedores De Veículos: Como Treinar Sua Equipe De Vendas

Vendedores De Veículos: Como Treinar Sua Equipe De Vendas

Vendedores de veículos: como treinar sua equipe de vendas

Muitos gestores de concessionárias de automóveis compartilham do pensamento: “Como posso treinar vendedores de veículos?” Pois, a atuação da equipe de vendas tem um impacto significativo no sucesso desse tipo de negócio.
Continue lendo este conteúdo para conferir algumas dicas de como treinar a sua equipe!

Como treinar a sua equipe de vendedores de veículos?

Vendedores de veículos: como treinar sua equipe de vendasQualquer negócio deve ter uma equipe de vendas forte para ter sucesso, mas isso é ainda mais importante para lojas de automóveis. São os membros da equipe que se comunicam com o cliente e conduzem os negócios, garantindo resultados positivos ao final do mês.

Porém, para que isso aconteça da melhor forma possível, é crucial adotar certas atitudes. Confira logo abaixo algumas dicas para vendedores de veículos!

Postura e abordagem

Conhecimento não é suficiente; você também deve ter a atitude e postura para abordar um cliente no momento certo. É crucial agir no momento certo para atingir seus objetivos e evitar perder grandes chances.

Por parecerem mais um conceito abstrato do que conhecimentos ou habilidades, as atitudes parecem ser mais complicadas de alcançar e desenvolver, mas fazer isso é a chave para se destacar como profissional em qualquer setor.

Atendimento ao cliente

É óbvio que entender o mercado, os produtos e os serviços que sua loja oferece são fatores essenciais para aumentar e melhorar as vendas. No entanto, além de tudo, é preciso que o vendedor de veículo tenha uma forte compreensão do seu cliente para se tornar um profissional acima da média.

Para conhecer melhor os clientes e obter uma conexão, um dos métodos mais utilizados é o Rapport. O principal objetivo do rapport é analisar quais são os pontos em comum com o cliente e comunicar-se de forma a obter segurança na relação.

Com isso, o cliente poderá se sentir mais confortável para fechar um negócio. Confira logo abaixo alguns aspectos que podem levar ao rapport:

  • Saber ouvir;
  • Ser sincero e transparente;
  • Usar o mesmo tom de voz;
  • Demonstrar empatia;
  • Chamar o cliente pelo nome;
  • Utilizar uma linguagem corporal que indique interesse no cliente.

Quebra de objeções

Um componente crucial de qualquer processo de compra é a emoção; porém, bens de alto valor trazem mais riscos, o que torna a experiência do cliente muito mais racional.

Dessa forma, um cliente pode levantar inúmeras objeções, mesmo que queira muito comprar o produto. Ao treinar a equipe de vendas da concessionária, é uma boa ideia avaliar os seus argumentos para lidar com as objeções.

Os vendedores de veículos devem estar sempre preparados para lidar com as objeções de clientes em potencial. Isso implica abordar quaisquer preocupações potenciais que os consumidores possam estar enfrentando e orientá-los para uma decisão de compra, o objetivo é poder modificar seu discurso para se adequar à conversa com o cliente.

Argumentos de venda

Ao fazer uma compra, o cliente levará em conta uma série de fatores. É fundamental que o vendedor esteja ciente dos principais tópicos que podem influenciar na decisão de compra, com isso será possível estudar os modelos e construir uma narrativa sólida com base no que o cliente valoriza.

De acordo com a pesquisa do Brand Health Tracker 2021, o preço ainda é o fator de compra que o cliente considera mais importante. No entanto, é preciso estar ciente de que isso pode mudar dependendo do perfil da pessoa.

Além disso, de acordo com a pesquisa, os principais fatores de compra são, em ordem de importância:

  • Preço;
  • Segurança;
  • Consumo de combustível;
  • Conforto;
  • Manutenção;
  • Marca;
  • Tecnologia;
  • Espaço interno/porta-malas;
  • Custo de seguro.

Promover motivação

Vendedores de veículos: como treinar sua equipe de vendasTrabalhar por um salário fixo é mais comum, ainda mais no Brasil, mas estabelecer comissões de incentivo e programas de bonificação podem produzir resultados ainda melhores.

Tenha em mente que o seu negócio vai se expandir a cada nova venda e cada cliente que você traz, e que sua equipe de vendas deve ser recompensada por esse crescimento. É uma maneira de manter sua equipe motivada e fazer com que seus colegas de equipe invistam mais em alcançar seus objetivos.

Reuniões a cada tempo

Para montar uma equipe de vendas, reuniões regulares são essenciais. Essas reuniões permitem a comunicação interna da estratégia, o estabelecimento de metas e a análise contínua de indicadores.

É também um meio de esclarecer planos de ação, implementar estratégias, solicitar feedback e até mesmo manter o que está funcionando. Defina um período de tempo para fazer essas reuniões: a cada semana, quinzenalmente, por mês ou da forma que você achar mais vantajosa.

Apenas continue fazendo essas reuniões porque isso melhorará os resultados e envolverá mais os membros da equipe no cumprimento das metas.

Dê feedbacks aos seus colaboradores

Qualquer negócio deve ter uma cultura de feedback, em especial quando as pessoas lidam diretamente com outras pessoas, como é o caso dos clientes e dos vendedores de veículos.

Um acordo que você fez não foi bom para sua loja? Fale com o vendedor que realizou o acordo e descreva todos os fatores que levaram a essa situação. Um cliente elogiou o pós-venda?

Diga isso ao responsável pelo fechamento da venda com seu comentário. Seja algo bom ou ruim, é sempre uma boa ideia comunicar à equipe para manter a transparência.

Uma sugestão é realizar reuniões individuais periódicas com cada membro da equipe, sejam eles dos departamentos de vendas, financeiro ou administrativo. Separe entre três e quatro minutos a cada dez dias, ou talvez uma vez por mês, para essas conversas privadas.

Coloque-se à disposição para ouvir situações que não estejam do agrado do colaborador ou que tenham levado a algum tipo de desmotivação e mal-estar. Descubra quais são seus objetivos profissionais de curto e longo prazo e como sua loja se encaixa nesses planos.

Conclusão

Vendedores de veículos: como treinar sua equipe de vendasCom as dicas listadas neste conteúdo, você poderá treinar a equipe de vendas da sua empresa sem problemas e colher os lucros dessa ação no curto, médio e longo prazos.

Por fim, o que você achou do conteúdo? Foi útil para você? Conhece alguém que também iria gostar? Não deixe de compartilhar com os seus amigos e em suas redes sociais!

Confira também:

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *