Pular para o conteúdo
Início » Blog » Vender Um Carro: O Que Você Deve Evitar?

Vender Um Carro: O Que Você Deve Evitar?

Os 5 Direitos do Consumidor na Compra de Carros Usados!

Saber vender um carro pode ser uma tarefa muito difícil para alguém sem experiência na área. No entanto, esta é a principal opção disponível para quem deseja trocar seu veículo, pois, as negociações de venda tendem a desvalorizar muito o carro.

Para não cair em armadilhas ao vender o seu veículo, continue lendo este conteúdo para saber o que você deve e não deve fazer!

Como vender um carro?

Carro seminovo 8 vantagens de comprar veículos usadosUma hora ou outra, seja para adquirir um carro novo ou mesmo apenas por tempo de uso, será necessário vender o seu veículo.

É interessante estar sempre preparado em assuntos específicos para facilitar suas negociações e fechar uma venda sem surpresas negativas.

A seguir, você verá quais são os fatores que você precisa considerar para evitar perdas ou problemas durante sua venda.

  1. Não definir o preço e formas de pagamento

Embora possa parecer bobagem, muitos vendedores deixam de pesquisar o valor de mercado do carro e acabam perdendo dinheiro. Por isso, um dos cuidados na hora de vender um veículo é sempre revisar a Tabela Fipe antes, assim você poderá determinar o valor mais próximo para negociação.

Com isso, você saberá negociar. Tenha em mente que, em grande parte dos casos, o comprador pedirá descontos. Logo, para evitar prejuízos ou receber menos dinheiro do que o previsto, ofereça sempre um valor maior do que realmente pretende ganhar com a venda, você pode obter uma margem para futuras negociações dessa maneira.

  1. Não fazer consulta veicular e nem revisão

Muitas pessoas acreditam que é melhor deixar o automóvel como está ao vender para outra pessoa, mas na realidade, é fundamental que você tenha certeza de que o novo dono receberá o veículo em perfeitas condições de funcionamento. Carros que precisam de reparos afugenta potenciais compradores.

Porém, se você não pretende fazer os reparos necessários, tome algumas decisões orçamentárias e divulgue esses valores no momento da venda. Ao fazer isso, o comprador terá uma boa ideia de quanto dinheiro será necessário para manter o carro funcionando sem problemas.

Como resultado, faça uma revisão geral de segurança. Isso garante que os componentes operacionais essenciais, como pneus, óleo, sistema elétrico e freios, estejam funcionando corretamente.

Quanto a consulta veicular, somente após o pagamento do veículo deve ocorrer a transferência dos documentos. Em outras palavras, depois de verificar que você recebeu todo o dinheiro; ao fazer isso, você se protege de possíveis golpes e transfere a propriedade do veículo para o novo proprietário.

Importante saber: Como Consultar Seu Veículo De Forma Confiável? Saiba Agora!

  1. Não postar imagens antigas do veículo

Vender Um Carro: O Que Você Deve Evitar?Inúmeros anúncios são feitos em jornais ou revistas de automóveis, mas hoje em dia é muito mais comum que sejam anunciados online. As fotos do carro servem de base em um ambiente virtual e os potenciais compradores provavelmente não serão atraídos por um anúncio sem fotos.

No entanto, saiba o que precisa ser feito antes de compartilhar as fotos para evitar que o anúncio prejudique o momento de venda.

O primeiro conselho é evitar colocar fotos antigas do veículo, muitas vezes, as fotos antigas podem produzir certos efeitos que não condizem com a realidade, o que pode decepcionar, gerando desistencia de fechar o negócio.

Procure sempre colocar imagens recentes e fiéis ao estado atual do seu carro. Por esse mesmo motivo, não omite nas fotos certas características importantes do veículo, pois o comprador poderá perceber facilmente ao ver o carro.

  1. Não deixar o veículo sujo

Sempre mantenha o seu carro limpo, por dentro e por fora, o potencial comprador nunca deve vê-lo sujo, porque além de dar a impressão de que o carro é mais velho, também dá a impressão de que seu dono não está cuidando bem dele. Podendo até imaginar que a mesma falta de consideração ocorre com revisões e substituições de peças.

Faça um checklist dos itens que precisam ser examinados antes de um test drive, como os carpetes do veículo ou parabrisa, para facilitar. Desse modo, há menos chances de apresentar um carro sujo a um cliente.

  1. Não apresentar o veículo em casa

Garantias E Direitos na Aquisição De Veículos Seminovos!Os sites de revenda são, hoje em dia, um dos principais locais de compra e venda de carros. São excelentes opções para aumentar a visibilidade na hora de negociar e são facilitadores importantes, mas, sem dúvida, essa é a área onde mais fraudes e roubos ocorrem.

Por essa razão, existem algumas dicas de segurança que podem ajudá-lo a confirmar que seus negócios estão sendo conduzidos com o mais alto nível de segurança. Se você está vendendo seu automóvel online, é comum que o comprador queira ver o veículo pessoalmente, pois ele também pode desconfiar que seja um golpe.

Um dos golpes mais comuns nesses casos é organizar o encontro de forma que o carro possa ser visto e, em seguida, roubar o dono do carro, frequentemente também levam o veículo. Para evitar que a pessoa veja o carro em sua casa, não marque com ela nesse local.

Marque o encontro em uma área pública, como um shopping ou uma área igualmente movimentada, de preferência, leve mais pessoas a esse encontro, principalmente se você for mulher para se proteger. Nunca marque o encontro em sua própria casa porque o ladrão ainda pode estar querendo assaltar a sua residência.

Ao fazer isso, você se sente mais seguro e fica mais longe de potenciais golpistas que desejam prejudicá-lo.

  1. Não deixar a documentação atrasar

Outra coisa que não deve ser feita durante o processo de negociação é atrasar a documentação. O vendedor precisa preencher o verso do CRV com as informações do comprador e o valor da transferência.

Não entregue o CRV antes de receber o pagamento. O próximo passo é ir a um cartório para autenticar uma cópia e reconhecer as assinaturas.

Conclusão

Vender Um Carro: O Que Você Deve Evitar?Agora que você já sabe o que não deve fazer ao vender um carro, compartilhe com os seus amigos essas dicas, caso eles também estejam pensando em vender os seus veículos!

Saiba também:

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *